Eventos na área
de vendas em datas comemorativas, diversidade de pães, Festivais de produtos de
produção própria em dias de semana de menor movimento, Comprometimento da
equipe de produção até o ciclo final do produto (área de vendas), Formação de
mix de produção, auditoria dos itens diariamente, Receituário atualizado, Treinamento
continuo da equipe do setor e Planilha de produção (Pedido) são algumas estratégias
obrigatórias para manter o foco nos resultados e constante crescimento e
fidelização de clientes no setor de panificação em supermercados. O
preço do produto nem sempre é o principal atrativo na fidelização de clientes
na área. Na maioria das vezes a qualidade e a eliminação de rupturas do mix de
produção, fideliza o cliente pois o mesmo sabe que encontrará o produto
desejado cada vez que passar pela padaria. A constante elaboração de produtos
novos também são recursos utilizados para atrair a atenção do cliente.
A
dificuldade em encontrar profissionais qualificados e interessados em aprender
a profissão são desafios cada vez maiores para empresários do setor. Consultorias
para implantar Normas e Procedimentos nestes setores (Panificação e
Confeitaria) na maioria das vezes não estão qualificadas para elaborar um plano
de treinamento adequado e continuo para que estes empresários não se tornem
dependentes destas consultorias.
Vale
lembrar que o nível de entendimento em relação a dados informados por
consultorias muitas vezes não atingem seus objetivos pois o profissional não
está apto a receber estas informações gerando resultados inversos dos
esperados. A resistência a mudança ultrapassa os 70% gerando desconforto na área
de produção devido a falta de entendimento se não utilizarmos a linguagem
adequada. Sou profissional da área de panificação e obtivemos resultados
expressivos se infiltrando na área produtiva para ganhar a confiança dos
profissionais e fazer as alterações necessárias.
Gostaria de compartilhar minhas experiências
e se alguém tiver algo a acrescentar ficarei lisonjeado em debater sobre o
assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário