segunda-feira, 16 de março de 2015

MERCADO DE FOOD SERVICE APRESENTA PERSPECTIVAS POSITIVAS PARA OS PRÓXIMOS ANOS

MERCADO DE FOOD SERVICE APRESENTA PERSPECTIVAS POSITIVAS PARA OS PRÓXIMOS ANOS

 Com crescimento médio anual de 14,7%*, valor três vezes maior que o PIB nacional dos últimos cinco anos, o segmento food service tem evoluído de forma consistente.
Segundo estimativas do Ibope, em 2014, cerca de 38% do consumo alimentício da população brasileira foi feito fora de casa – em 1995, esse valor era de 19%.

A indústria brasileira de alimentos fatura anualmente mais de R$ 485 bilhões, dos quais cerca de R$ 116,5 bilhões são provenientes do food service. O setor tem sido impulsionado, dentre outros fatores, pela diversificação dos negócios e a vinda de grandes redes internacionais para o Brasil.

De olho no grande potencial desse mercado a Food Hospitality World | Feira Profissional de Alimentação e Hospitalidade realiza sua 3ª edição no Brasil buscando fomentar novas oportunidades de negócio e reunindo marcas representativas do setor. Organizada pela Fiera Milano, a edição 2015, que acontece de 16 a 18 de março, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo, receberá oito mil visitantes, em seus três dias de realização, num espaço de cinco mil metros quadrados de área expositiva e congressos.

Cenário otimista

 Segundo Ricardo Amorim, economista com grande experiência internacional, um dos palestrantes de destaque da 57ª edição do CONOTEL | Congresso Nacional de Hotéis, evento que acontece simultaneamente à FHW, nos últimos quatro anos, as expectativas de crescimento do PIB, que oscilaram entre 4% e 5%, ficaram bem aquém da realidade. “Crescemos apenas 1,6% ao ano, menos que todos os países latino-americanos. Neste cenário, tanto o mercado de food service, quanto o de hospitalidade, que até então vinham tendo desempenhos excelentes, sofreram desacelerações.

Apesar de todos os desafios que a economia brasileira enfrentará em 2015, as probabilidades de surpresas positivas são maiores do que de más surpresas nos próximos quatro anos. Cortes sistemáticos e profundos dos gastos públicos abririam espaço para elevação dos investimentos em infraestrutura, redução dos impostos e da necessidade de financiamento do governo, permitindo que os juros caíssem a  partir do final de 2015 ou início de 2016, o que por sua vez reduziria a atração de capital especulativo, fazendo com que o país tivesse uma taxa de câmbio mais competitiva”, afirma Amorim. O economista também enfatizou que “este cenário de recuperação de confiança de empresários e consumidores teria impactos muito positivos nos setores de hospitalidade e food service”.

Realizado pela ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, o CONOTEL | Congresso Nacional de Hotéis promove a qualificação e a capacitação profissional através de debates ministrados por especialistas de diversas áreas, reunindo mais de 1.500 congressistas a cada edição e discutindo questões relevantes para o futuro e o desenvolvimento da hotelaria brasileira, setor que cresce em média 10% ao ano.

Sobre a Food Hospitality World

 Organizada pela Fiera Milano, a Food Hospitality World | Feira Profissional de Alimentação e Hospitalidade abre anualmente o calendário brasileiro de feiras voltadas para esse mercado, já que é realizada no mês de março, logo após o término da alta temporada.

A Food Hospitality World é resultado da fusão entre as feiras TUTTOFOOD | Exposição Internacional de Alimentação e Agricultura, e a HOST | Salão Internacional de Hospitalidade, eventos bienais de grande sucesso, que acontecem em Milão, na Itália, reconhecidos como as mais tradicionais feiras dos setores de bares, restaurantes e hotelaria do mundo. O modelo de negócio chegou ao Brasil em março de 2013, com o lançamento da primeira edição da FHW. Além do Brasil, a feira é também realizada em outros três importantes mercados – Índia, China e África do Sul – resultando em uma plataforma de networking global para o setor.

Voltado para o B2B, em 2015 o evento espera receber mais de oito mil profissionais dos setores de hotelaria e hospitalidade, bares, restaurantes, distribuidores de food service, franquias de alimentação e importadores. Simultaneamente à FHW 2015 acontece também a 57ª edição do CONOTEL | Congresso Nacional de Hotéis, realizado em parceria com a ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis.

Acesse o Site da Feira: http://www.fhw.com.br/


* Fonte: Abia (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação); Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário