terça-feira, 17 de março de 2015

Tendências em exibições para padarias

Estimados padeiros, o ponto de venda e sua apresentação são muito importantes na gestão da atenção e serviço ao cliente. O interior do local e a aparência visual da padaria é o que faz que nossos clientes se sintam bem, seguros e queiram permanecer mais tempo comprando e desfrutando.


Todos os conceitos relacionados com a aparência do local é o que tecnicamente se chama: “look do local” e correspondem à apresentação estética do interior, conformes com a imagem corporativa definida previamente.

Os elementos de mercado mais importantes, que devem ter um pequeno negócio para chamar a atenção do cliente são as vitrines e cristaleiras. Estas exibições exteriores e interiores devem mostrar a variedade de produtos que o local oferece.

Outro fator importante que influi na presença de um local é o sortido de produtos que o cliente nos pede hoje. A tendência são produtos especializados para cada estilo de vida; isto quer dizer que devemos ter um sortido profundo e amplo. Por exemplo, zona de pães dietéticos: pães de soja, pães de três grãos, pães de gergelim, etc. que são especializados para aqueles clientes que o requerem por seu estilo de vida. Também, pode ter uma linha de pães franceses: pão baguette, pão francês pequeno, etc.


É importante que cada uma destas linhas de produtos se mostre organizando-as da mesma maneira e fazendo grandes exibições com uma boa ambientação e localização.

A tendência é que possamos exibir os produtos misturando-os uns com outros, “cross merchandising” ou venda cruzada e simultaneamente em uma exibição que indique um estilo de vida, uso ou maneira como o cliente acostuma comer e desfrutar destes manjares que lhes estamos oferecendo para que os comprem de imediato.

Agora, se está utilizando fazer exibições em lugares infreqüentes, por exemplo, perto das colunas ou no centro da padaria sobre mesas vestidas. Não se deve esquecer que o desenho e mobiliário tem que estar afim com a imagem corporativa da empresa.



Aparência


O look do local tem uma grande importância porque define o tipo de padaria que se quer mostrar: moderna, tradicional, estilo choupana, caseira, etc. Depende do estilo que se escolha, se utilizarão materiais para o mobiliário, recobrimentos de paredes. Se for o caso, acabamentos que reflitam essa imagem que queremos dar.



Mobiliário


O mobiliário deve adequar-se ao produto para que o ressalte e o engrandeça, não ao contrário. O mobiliário deve ser uma ferramenta para que os produtos se vejam mais provocantes, frescos e deliciosos.

O pão é um produto natural que evoca a essência do lar, família e tradição. Por isso, deve-se colocar sobre elementos e mobiliário com materiais, no possível, naturais: cestas, madeira, telas e em cores que o ressaltem.

O mobiliário pode ser de metal ou vidro, mas sem esquecer essa parte natural que evoca o pão, por isso é melhor colocá-los em cestas de vime ou bandejas de madeira ou sobre pastas de tela. Se se tem bandejas de metal, podem-se cobrir com telas e sobre estas os pães.

A forma de cada um dos exibidores deve ser adequada ao produto; por exemplo, o pão baguette, que é longo e ocupa espaço, vê-se muito melhor em elementos onde se possa colocar de forma vertical para que seja provocante.

A tendência é misturar o clássico e antigo com os detalhes modernos e futuristas. Combinam-se os acabamentos de mármore com madeira, metal com madeira e louça ou cerâmica com madeira e metal; tudo utilizando as cestas em diferentes tamanhos, formas e cores.

Uma tendência é criar ambientações com grandes exibições onde se misturam os diversos produtos com os que se pode comer o pão: com vinho, presunto, massa, etc. Desta forma, os clientes vêem os usos deste produto, compram costumes e estilos de vida, vêem além de um simples pão. Por isso os níveis de venda se incrementam consideravelmente.

Também, dentro do local podem-se criar ambientes onde os clientes fiéis possam desfrutar do pão e compartilhar, fazendo que desfrutem sua estadia na padaria.



Iluminação


Para complementar o look do local, a iluminação joga um papel primordial, sem iluminação não há clientes, eles vão onde há luz. A luz atrai e convoca. Uma padaria escura não atrai aos clientes, uma zona escura também não. A luz cria vida, esquenta o local e o provê de alegria.

Devem-se utilizar luzes gerais para todo o local e dar uma aparência de luz dia a qualquer hora seja na tarde, na manhã ou na noite. Além destas, deve-se utilizar luzes pontuais para alumiar os produtos; dirigidas para eles para dar-lhes importância, ressaltá-los e conseguir que se vejam mais provocantes.

A tendência em iluminação é dar luz para ressaltar os produtos.
Lembrem, onde há luz, há clientes!

Estes conselhos serão de utilidade para que seus locais sejam diferentes e agradáveis para seus clientes. A aparência dos locais é uma grande ferramenta de recordação, o objetivo é marcar diferença.

Lembrem, o cliente deve ter experiências de compras prazerosas!


Fonte: http://www.levapan.com/Padaria/Not%C3%ADcias/tabid/642/ArticleId/95/language/pt-BR/Tendencias-em-exibicoes-para-padarias.aspx